You are currently viewing 9º ano – Projeto Explorando o Café

9º ano – Projeto Explorando o Café

No dia 7 de abril, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental estiveram na Fazenda Nossa senhora da Conceição, em Jundiaí. Conheceram a estrutura de uma fazenda de café de 1810, que utilizou mão de obra escrava e, após a abolição, contratou imigrantes italianos para o plantio.
Num local muito agradável, com estrutura preparada para atender a proposta pedagógica da escola, os alunos conheceram a lavoura de café, o solo propício, os tipos de grãos, as formas de classificação, a torrefação e a distribuição do café.
Em meio a muita informação, vivenciaram espaços distintos: a Casa Grande e o espaço destinado à Senzala, preservado até hoje com suas ferramentas de trabalho e tortura.
Foi um dia muito agradável e de enriquecimento cultural, e, também, de curtir o prazer de estar com os amigos num ambiente diferente!