Coordenação Pedagógica

A Coordenação Pedagógica do Colégio João XXIII busca garantir, através do planejamento e da execução do trabalho docente, a unidade, a integração, a experimentação e o relacionamento dos conteúdos curriculares com o cotidiano, de modo a desenvolver no aluno habilidades positivas e o prazer em aprender.

Outro objetivo é selecionar e organizar os conteúdos curriculares de forma que os alunos dominem todas as formas contemporâneas de linguagem, os princípios tecnológicos e científicos que presidem a produção moderna, bem como adquiram conhecimentos necessários ao exercício da cidadania.

Orientação Educacional

O Serviço de Orientação Educacional do Colégio João XXIII tem seu trabalho voltado principalmente para o bem-estar dos alunos e seus familiares.
Baseia-se no conhecer, no fazer, no atuar junto aos alunos e à comunidade escolar para que consigam adaptar-se a si e ao contexto em que se inserem.
É um processo permanente, organizado e com bases científicas, destinado a melhorar o rendimento pessoal, resolver ou minimizar dificuldades, propiciando aos alunos e suas famílias condições para formular e realizar planos de ação conforme seus interesses, capacidades e necessidades.
Tem por objetivo maior mediar as relações existentes entre a escola e a família, promovendo integração e visão globalizada da história de vida do aluno, para melhor compreensão da maneira com que ele se relaciona com a aprendizagem.
Trabalha com a afetividade e a cognição, como fatores interligados ao processo de aprendizagem, com atendimento contínuo, individualizado ou em grupo, buscando possíveis alternativas para a solução de problemas que, de alguma forma, interfiram no aproveitamento escolar do aluno.

Carol

Profa. Carolina Rodrigues Jacobucci