O Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente é uma entidade social civil, sem fins lucrativos, de caráter educacional, assistencial, beneficente, filantrópico e cultural. É considerada de utilidade pública municipal, estadual e federal atuando no sistema de Proteção Social, conforme determina a Constituição de 1988.

Missão

Oferecer melhor qualidade de vida à população da região, por meio da manutenção de serviços direcionados à Educação, Saúde e Assistência e Promoção Social.

Visão

Ser referência como organização social, alicerçada nos princípios morais e legislações pertinentes ao Terceiro Setor.

• Eficácia
  • Ética
  • Justiça
  • Democracia
  • Fraternidade
  • Solidariedade
  • Competência

Áreas de Atuação

Educação

Colégio João XXIII – Estabelecimento de ensino com mais de 1400 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. O colégio é a principal atividade-meio da organização, responsável pela obtenção de recursos financeiros destinados à manutenção de diversos programas sociais.

4 Centros de Educação Infantil – atendem 800 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade, com 5 refeições diárias balanceadas e atividades educativas que focam o desenvolvimento de potencialidades e o estímulo de autonomia.

Escola de Ensino Especializado – atende 72 crianças, adolescentes e adultos deficientes intelectuais. As atividades desenvolvidas são voltadas para educação e capacitação profissional, início ou continuidade de alfabetização, desenvolvimento de necessidades específicas, integração de atividades sociais, preparo e colocação no mercado de trabalho formal.

Saúde

Ambulatório Médico – dispõe de consultas ambulatoriais na sede, nas modalidades: acupuntura, cardiologia, cirurgia vascular, clínica geral, dermatologia, endocrinologia, endocrinologia pediátrica, fonoaudiologia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia, homeopatia, neurologia, nutrição, obstetrícia, otorrinolaringologia, pediatria, pediatria, pneumologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.
Exames realizados na sede – análises clínicas, citologia oncótica (Papanicolau), ecodopplercardiograma, eletrocardiograma, Holter, MAPA, procedimentos dermatológicos (Peeling, Crioterapia, biópsias, Botox, etc.), procedimentos reumatológicos (Infiltração), procedimentos cirúrgico-vasculares (Escleroterapia, Bota de Unna).
Na rede credenciada, mantém convênio com:
Clínicas: análises clínicas e imagem, cardiologia,  dermatopatologia, hemodiálise, nefrologia, neurologia, odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ultrassonografia.
Hospitais

Dispensário de Medicamentos – em parceria com diversos laboratórios, coloca à disposição da comunidade em geral medicamentos gratuitos, mediante apresentação de receituário médico.

Promoção e Assistência Social

Plantão social: acolhimento, atendimento e orientação de pessoas e famílias do bairro e entorno em situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social e encaminhamento à rede socioassistencial
Programas de desenvolvimento social: cursos gratuitos de pão artesanal, confeitaria, manicure e pedicure e corte e costura; grupos socioeducativos de apoio à intervenção em situações de vulnerabilidade social; fortalecimento da socialização e disseminação de informações e atividades artesanais
Programa de intervenção em violências intrafamiliares
Orientação jurídica – a funcionários, assistidos, famílias do bairro e entorno
Centro da Criança e do Adolescente – atendem 180 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idades, moradores da favela de Vila Prudente. Neste espaço promotor de cultura, educação e convivência, acontecem atividades de leitura e escrita, informática educativa, artesanato, educação e oficinas de esporte, capoeira, xadrez, reciclagem de papel e materiais reutilizáveis, desenho e pintura e música (Orquestra Infantojuvenil Vila Prudente); atividades que estimulam o protagonismo infantojuvenil e a construção da cidadania.

Lazer

Grupo de Terceira Idade – proporciona atividades diversas: bingos, bailes, campeonatos de jogos, palestras, coral, teatro, passeios e hidroginástica.

Sociedade dos Poetas de Vila Prudente – divulga a cultura e desenvolve o potencial artístico, através da poesia, dança, música e teatro.

Os números do Círculo em 2016

Funcionários: 480

Promoção e Assistência Social
Centro de Convivência e Acolhida de Famílias:   2.348 pessoas atendidas