You are currently viewing Saída Pedagógica

Saída Pedagógica

Sensibilizar os alunos para a temática do Projeto de estudo no EFI se concretiza na realização das saídas pedagógicas, onde intencionalmente elegemos lugares e situações para provocar o olhar e despertar a curiosidade que proporciona a busca do conhecimento, a reflexão e o desenvolvimento de habilidades ao longo dos trabalhos em sala.

1º ano / Tema: “Casa, uma viagem no tempo”

Visita: Fazenda Mãe Terra

Visitar a Fazenda e ver de perto a vida dos animais em seus habitats, além de conhecer a casinha do Jeca, a oca, a casa grande da fazenda e até as casinhas dos três porquinhos, permite viajar nas ideias, observar o contexto ao seu redor e o perceber como o tempo define nossos costumes.

Observem os rostinhos das crianças e percebam o prazer das descobertas.

2º ano / Tema: “Nosso dia, nosso lar, nosso mundo”

Visita: Fazenda Mãe Terra

O dia na fazenda permitiu, por meio de muita brincadeira, perceber que muitos utensílios, brinquedos, móveis, aposentos, vestuários… do nosso dia a dia tem uma história e representa a vida das pessoas que vivem ou viveram naquele lugar.

Nossos alunos questionaram e compararam o Jeca, o caipira, quanto aos seus hábitos e a sua rotina na roça com a vida na cidade grande.

Observaram muitos animais e suas casinhas… Quanta curiosidade!!

3º ano / Tema: “Como era, como é e como será…Planeta Terra nosso lar”

Visita: Fazenda Mãe Terra

Durante todo o dia os alunos participaram de atividades e oficinas que permitiram a reflexão da ação do homem no ambiente em que vive.

Puderam observar nas construções a adequação ao tempo, espaço e necessidade do homem e dos animais que habitam cada lugar.

A preocupação com a preservação e respeito ao meio ambiente é a atitude mais assertiva para a sobrevivência no planeta Terra.

4º ano/ Tema: “O mundo que me cerca”

Roteiro: Centro histórico de são Paulo / Bexiga / Av. Faria Lima

Morar em São Paulo significa morar na cidade mais populosa do nosso país.

Ter orgulho desta cidade, preservá-la e corrigir seus problemas sociais é a intenção do Projeto.

Nossos alunos foram convidados a andar pelos pontos históricos e turísticos de SP para descobrirem a cidade e compreenderem sua história e arquitetura.

Perceber o encantamento dos alunos a cada trajeto validou a proposta da saída pedagógica.

5º ano / Tema: “Memórias do passado e o caminho para o futuro”

Roteiro: Museu Mazzaropi -Taubaté

Museu da Ciência Natural

INPE: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

O roteiro escolhido para os alunos de 5 ano foi idealizado com a intenção de trazer o antigo e o contemporâneo num único dia.

Os alunos puderam observar como o homem, fazendo uso do conhecimento científico, produz soluções para a vida de forma a respeitar suas necessidades nas diferentes épocas da sua história.

Todos saíram admirados das visitas pois cada uma, com sua especificidade, colaborou em sensibilizá-los a buscar respostas às suas dúvidas e em despertar o desejo de compreender as pesquisas espaciais que nosso país desenvolve e, que muitas vezes, não temos acesso ao conhecimento. Com gostinho de quero mais!

Elaine Aragon dos Santos