O Colégio João XXIII é espelho da diversidade na qual se assenta a vida social brasileira: o mundo do trabalho mudou radicalmente, assim como as novas tecnologias engendram desafios imensos à escola. Respeitando a história da escola, o objetivo é trazer reflexões e ideias que renovem a práxis e mantenham seu compromisso com a comunidade, buscando responder à sua função social.

A legitimidade de nossos atos pedagógicos demanda um referendo epistêmico capaz de responder por quê e como as práticas pedagógicas acontecem. O pensamento de Jean Piaget (1896-1980) – antes de tudo essencialmente humanista, pois está baseado na tríade pensamento-liberdade-autonomia – é a principal referência teórica de nosso projeto.

Somente com liberdade efetiva e real é possível exercer o ato educativo, pautando-se por requisitos básicos como o respeito aos direitos humanos e fundamentais; o respeito à vida e às diferenças. A escola que nos ocupa busca responder a todos que desejam um debate pedagógico democrático e com princípios e valores estabelecidos.

A ideia norteadora é “Educar para o pensar”. Esta escola não está acabada em si, ela é viva, dinâmica e contraditória, pretendendo ser inovadora e, ao mesmo tempo, de excelência.