O COLÉGIO JOÃO XXIII tem, na busca de uma educação de excelência, os seguintes princípios norteadores:

• Uma escola para o pensar.
  • Um lugar de aprendizagens múltiplas no qual o aluno é meio e fim.
  • A ideia de um currículo sempre flexível e aberto disposto a dialogar com a realidade e a necessidade dos alunos.
  • Uma educação para a diversidade e o multiculturalismo que hoje é a essência da vida contemporânea e cidadã.
  • Uma educação para a autonomia e com ela para a liberdade de pensamento, moral e política.

Os princípios acima pautam as reflexões e práticas do fazer cotidiano da escola. A crença nestas ideias propicia que as relações de ensino-aprendizagem, as mediações rotineiras, as ações pedagógicas e curriculares mantenham a coerência diante das contradições e desafios da realidade.

Uma educação para o pensar se ordena, a priori, pelo comprometimento com uma formação que propicie não somente a autonomia dos alunos, mas também seja gestada a partir de currículos e processos nos quais a liberdade de pensamento é um bem inquestionável e, portanto, parte integrante do fazer cotidiano.

Uma educação com liberdade que seja cúmplice da diversidade cultural e social na qual vivemos hoje forma não somente bons estudantes, mas também cidadãos comprometidos com uma sociedade democrática, livre e tolerante.