You are currently viewing Projeto Desenvolvimento e Autonomia

Projeto Desenvolvimento e Autonomia

Para que a criança amadureça e torne-se um adulto consciente e responsável há uma competência essencial que precisa ser cultivada desde cedo: a autonomia.
A palavra vem do grego: auto – de si mesmo e nomos – lei, ou seja, a habilidade de estabelecer sua própria lei, de tomar uma decisão baseando-se nas informações disponíveis e em seu juízo moral.
A palavra autonomia também é usada para designar o quanto é possível funcionar e bastar-se sem precisar recorrer a auxílio externo.
Portanto, uma pessoa é autônoma na medida em que se torna capaz de julgar e agir com responsabilidade, preocupando-se consigo e com as pessoas do ambiente em que vive, respeitando seus valores e os ideais do grupo.
Como todo ato de educar, ensinar autonomia exige confiança e diálogo.
O Período Integral possibilita em sua rotina o desenvolvimento desta competência e, a partir deste mês, promoverá quinzenalmente saídas no entorno do Colégio, para que os alunos do Grupo VI vivenciem essa prática além dos muros da escola.