Grupo de Teatro 2011 do Colégio João XXIII e “O Apocalipse ou O Capeta de Caruaru”

O Grupo de Teatro do Colégio João XXIII, formado por ex-alunos e alunos do Ensino Médio, apresentou nos dias 09 e 10 de novembro a peça O APOCALIPSE OU O CAPETA DE CARUARU, de Aldomar Conrado, sob a direção do professor e premiado diretor Eduardo Hajjar.

O texto homenageia a cultura nordestina com espírito crítico, mas sem deixar de lado a alegria. Escrito em 1968 e agraciado com a menção honrosa do concurso de dramaturgia do Serviço Nacional do Teatro (SNT), a peça, uma referência a A Comédia dos Erros e Macbeth de William Shakespeare, coloca dois pares de gêmeos, separados da mãe no nascimento, por conta de maldições de bruxas. Anos depois, antes do reencontro, uma série de estranhezas provoca muita confusão na população local. Um cavalo com cabeça de gente, uma mulher que não para de crescer, outra que não para de engordar e uma defunta que ressuscita para morrer de novo em seguida são alguns dos fenômenos que estão enlouquecendo o povo de Caruaru, no sertão pernambucano.

As coisas pioram quando o padre e o prefeito da cidade são surpreendidos pela chegada de irmãos gêmeos que não conheciam e que passam a confundir a cidade toda. No auge do problema, ainda surge um emissário enviado pela presidência da República para averiguar a veracidade dos fenômenos e disposto a colocar ordem em tudo.

A platéia aplaudiu em pé!