Projeto Volta à Escola – palestra: Processamento de Dados

No dia 31 de maio, os alunos do 3º ano do Ensino Médio receberam a visita de Klaus Gercke Júnior,  ex-aluno do colégio e gerente de Planejamento e Supervisão de Pesquisas do IBGE no Estado de São Paulo.

Klaus cursou o “Jardim da Infância” e o “Primário” (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) no João XXIII, concluído em 1969, graduação máxima do Colégio na época.

Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie,
com especialização em Administração Pública pelo IPH e Segurança da Informação pelo IPEN/USP e MBA Executivo em Gestão na AdministraçãoPública pela FGV, atualmente participa do processo seletivo para o mestrado profissional em Gestão e Políticas Públicas na FGV.

Seu primeiro emprego foi no IBGE, 1980, onde permanece até hoje. Iniciou como técnico em pesquisas, atuou na área de informática, foi coordenador geral do Centro de Captura de Dados do Censo 2000, trabalhou no planejamento operacional do Censo 2007. Desde 2002, ocupa a Gerência de Planejamento e Supervisão de Pesquisas do IBGE no Estado de São Paulo.

Paralelamente, atuou como professor de Programação e Análise de Sistemas em escola técnica e é instrutor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE, que pertence ao IBGE.

Klaus trouxe aos alunos informações importantes sobre o Serviço Público e apresentou os concursos públicos como opção de escolha de trabalho. Aconselhou os alunos a continuarem a estudar sempre, aperfeiçoando-se, investindo assim na construção da carreira escolhida.
Também contou sobre o “futebol de taco” que jogava com os amigos no pátio central do Colégio, quando ainda era de terra, motivo pelo qual levou muitas broncas da inspetora!

Os alunos mostraram-se bastante interessados, fizeram perguntas e saborearam a simpatia, o bom humor e o grande empenho em partilhar experiências desse querido ex-aluno que, com certeza, aproveitou para matar as saudades da escola que, pode-se notar, mora no seu coração!