Carta aberta à subprefeita pelo estímulo à criação de hortas comunitárias nas escolas da região por Giovana Artur dos Santos, Juliana Camisotti Carvalho e Stephany Neves Rabelo – 8°EFC

Excelentíssima subprefeita,

As hortas comunitárias são utilizadas para transformar uma comunidade e ajudar as pessoas com baixa renda e que vivem em condições precárias como moradores de rua. Elas podem fortalecer a conexão entre a comunidade e os moradores, proporcionando uma experiência de aprendizado, empatia, e de importância da alimentação saudável.

Atualmente a maior metrópole do Brasil, São Paulo, conta com 274 hortas comunitárias como a Horta das Flores, Horta da FMUSP, Horta do Ciclista entre outras. O que elas têm em comum é que todas cultivam alimentos indispensáveis para uma boa saúde como tomate, alface, rúcula, couve, espinafre, cenoura e outras variedades de legumes e verduras, as hortas comunitárias são extremamente relevantes para a introdução de uma alimentação saudável para todos, principalmente em escolas onde é necessário haver esse conhecimento para impor comidas saudáveis nas cantinas. Mais hortas comunitárias propiciam queda no valor de hortaliças, uma vez que elas não passam pelo longo processo de exportação até chegar em São Paulo e outras cidades, propiciando que pessoas com renda baixa possam obter uma alimentação nutritiva e saudável.

Por isso, gostaríamos de ver mais hortas comunitárias em escolas da região e a inclusão e ampliação de hortaliças nas cantinas escolares para que as crianças tenham mais contato com os alimentos saudáveis e possam aprender a ter desde cedo uma boa alimentação, prevenindo assim a obesidade infantil, além de, é claro, em bairros de periferia, propiciarem que os moradores da região, tenham uma comida mais nutritiva e natural, auxiliando assim sua saúde.

Excelentíssima subprefeita, uma ideia seria mandar nutricionistas para dar uma palestra interativa para crianças e adolescentes das escolas da região de São Paulo.

Finalizamos essa carta, reforçamos a ideia de que as hortas comunitárias beneficiam a todos os moradores e é, por isso, caríssima e excelentíssima subprefeita que gostaríamos de mais hortas comunitárias em escolas da região.

Por uma alimentação saudável a todos os alunos e pela caridade aos nossos irmãos de rua.

São Paulo, 12 de dezembro de 2023.

Giovana Artur dos Santos, Juliana Camisotti Carvalho e Stephany Neves Rabelo, alunas do Colégio João XXIII.

Leia também: Carta aberta à subprefeita pelo estímulo à criação de hortas comunitárias nas escolas da região por Patricia Dionizio e Raquel Dal Lago – 8° EFB