Material Didático

Ao longo de todo o ano letivo, convidamos os pais e responsáveis para conversas pedagógicas. O material didático adotado sempre esteve na pauta destes encontros.

O elevado custo, a precariedade dos sistemas de ensino apostilados, a falta de coesão nos mais diversos recursos utilizados constituem grande preocupação de nossa parte.
As questões que sempre apontamos são de duas ordens – uma curricular e outra identitária.
A primeira consiste no fato de que, ao se adotar livros didáticos ou sistemas de ensino, compra-se também uma proposta curricular com a qual, às vezes, sequer concordamos. Tanto há verdade nisto que muitas escolas optam por suprimir capítulos de livros didáticos, ignorando sua presença.
Alguns sistemas de ensino impõem até um conjunto de provas que servem como meio de “controle de qualidade”, se assim podemos chamar a estratégia utilizada, revelando uma enorme rigidez, já que não se trata de um currículo, mas sim de um sistema de ensino.
A segunda questão diz respeito à identidade – somos uma escola tradicional, o que não implica em sermos atrasados ou retrógrados, pelo contrário, o projeto pensado por nós, a pedido de nossa mantenedora, busca essencialmente manter todos os valores que sempre pautaram e deram significado à escola, às famílias e à comunidade que nos sustenta com respeito a nossa história. Toda tradição está no cerne do projeto de um novo e mais moderno colégio.
Dentre as muitas ações que planejamos, algumas já em execução como a modernização das salas do Ensino Fundamental I, está a criação de um material didático próprio. A ideia é que, num futuro próximo, no máximo três anos, o material didático tenha sido pensado, elaborado e criado dentro da escola e a partir dos seus corpos técnicos.
Será apresentado em um formato digital, alocado numa “nuvem” e poderá ser acessado em um e-book convencional. Conterá um projeto pedagógico voltado exclusivamente para o Colégio João XXIII e para as necessidades curriculares refletidas pela realidade onde está inserida a sua comunidade.
Para isso, durante todo o ano de 2018, nossos professores juntamente com o corpo técnico da escola, refletiram sobre o material didático que irá consolidar nosso currículo escolar e atenderá o projeto pedagógico.
Construiremos um novo João XXIII, tradicionalmente moderno, respeitando os valores e a identidade que nos fazem ser o que somos há quase 80 anos.